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Benefícios do Jacuzzi, Sauna e Banho Turco

Além do prazer e relaxamento associados, será que o Jacuzzi, sauna e banho turco são realmente bons para a sua saúde?

Os benefícios da Sauna, do Banho Turco e do Jacuzzi para a saúde têm sido reconhecidos ao longo dos séculos e assumem-se, na sociedade moderna, como uma óptima actividade para combater o stress e promover a resistência natural à doença, tornando-se muito importantes para uma vida saudável.

Jacuzzi

Com temperatura da água a 35º, os efeitos do jacuzzi são facilmente percebidos: após o banho, a pele fica mais macia e luminosa e a circulação sanguínea aumenta devido aos jactos de ar e água, melhorando assim a oxigenação e ajudando a eliminar as toxinas. Além de relaxante, o banho em hidromassagem também ajuda a prevenir alguns tipos de doenças como a artrite, o reumatismo e celulite. Isso tudo sem falar dos benefícios para a mente, ao combater o stress e o cansaço do dia-a-dia.


Sauna

Com temperatura de 85º. Na sauna, o corpo humano tolera facilmente temperaturas superiores a 80º C. Mas é aconselhável que, depois da permanência na cabine, se siga um duche de água fria, para reactivação do sistema cardio-vascular e libertação, pela lavagem, das toxinas que se acumulam na superfície da pele suada. Produz o efeito de um corpo relaxado e uma mente com extra vitaminas.

Banho Turco

A sauna húmida, conhecida por banho turco ou hammam, realiza-se com uma temperatura húmida de 37º, que permite que a transpiração que se produz não se evapore. O corpo não consegue baixar a sua temperatura natural e sua ainda com mais abundância na tentativa de se refrigerar. A transpiração abundante ajuda a eliminar as impurezas do corpo e é particularmente benéfica para as pessoas que fazem retenção de líquidos. Reduz o stress e alivia as dores musculares.

Se, depois do treino, pretende desfrutar do banho turco ou da sauna, deve esperar cerca de 15 minutos para que a temperatura corporal baixe, evitando submeter o corpo a um golpe de calor. Recomenda-se, neste sentido, que comece a sessão pelo jacuzzi, siga para o banho turco e finalize com a sauna.
Para aumentar os benefícios do banho turco e da sauna, deve permanecer 5 a 10 minutos e de seguida tomar um duche de água fria, começando pelas extremidades até ao centro do corpo, para uma vasoconstrição sanguínea que ajudará a eliminar os resíduos dos músculos e a nutri-los ao mesmo tempo.

Carla Esteves
Spa Trainer
Training Academy Portugal.

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